O Que Faz Falta

O Que Faz Falta

quarta-feira, 17 de março de 2010

O Que Faz Falta

Porquê O Que Faz Falta

Porquê um Hino à Liberdade no Teatro Villaret

“O Que Faz Falta” é, em primeiro lugar, um gesto de homenagem ao Raul Solnado e ao teatro que criou e afirmou, o Teatro Villaret. Um teatro que, pela mão do Raul, foi palco, entre tanta coisa, do Zip-Zip, da Visita da Cornélia e dos concertos que Vinícius de Moraes e Chico Buarque deram em Lisboa no final dos anos 60, tornando-o num dos espaços de referência da vida cultural portuguesa, num espaço de liberdade.

“O Que Faz Falta” é um espectáculo que se propõe falar da e sobre a liberdade, que se propõe questionar as pessoas, pois para nós o teatro só tem sentido se se assumir como uma expressão das questões, dos desafios e das preocupações que atravessam o seu tempo. “O Que Faz Falta” é um hino à liberdade contado em três tempos históricos: início do séc. XVII na história da revolta do povo de Fuenteovejuna contra um comendador déspota e violador; anos 60 e 70 e a luta contra a prepotência e a ditadura contadas nas músicas de Chico Buarque; hoje porque é fundamental questionar cada um de nós sobre o que faz falta para inventar um outro tempo, um outro futuro.

E faz falta tanta coisa.

“O Que Faz Falta” quer também mostrar que é possível fazer um teatro de causas capaz de emocionar as pessoas, de as encantar, sem necessidade de fazer cedências ao mau gosto e ao facilitismo, um teatro que possa ao mesmo tempo ser elitista e popular. E porque somos uma estrutura independente dos apoios públicos, não estaremos a dar corpo a um acto refundador do teatro em Portugal?

Bom espectáculo.

Carlos Fragateiro

1 comentário:

  1. Excelente espectáculo.Penso que deveria ser realizado por todo o país e não limitar-se a Lisboa.Sei que hoje em dia se vivem dias difíceis no teatro português e isso teria imensos gastos, todavia, seria de facto muito bom que todo o país pudesse ver este belíssimo espectáculo, principalmente os jovens portugueses.Penso que seria mesmo uma execelente forma de mostrar ensinamentos muito importantes para a vida.
    Muitos parabéns a todo o elenco e a todo o grupo de encenação, música, figurinos, etc...
    Há que continuar a lutar pelo teatro em portugal, pois, tambem nós temos muito talento a mostrar.

    ResponderEliminar